quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A arte de decorar paredes| Quadros

Há quem diga que colocar quadros na parede é a coisa mais fácil do mundo, mas não é bem assim. Existe todo um processo, que se seguido, fica perfeito.

Estou na fase final do curso de decoração, e até aqui pude aproveitar muito, as aulas são super inspiradoras e tem mudado bastante o meu conceito sobre decoração. Pude constatar que os mínimos detalhes fazem muita diferença.

Se você tem dúvida sobre colocação de quadros, vale algumas dicas. Lembre-se, vestir a parede dá um toque mágico. Meninas, não vamos limitar apenas nos quadros (pinturas), mas aos outros tipos: pratos, fragmentos de madeira, chaves, fotografias, moldura vazada, espelhos, etc.
A melhor maneira de organizar os quadros, é colocá-los no chão, dentro de uma marcação de fita crepe e brincar de quebra-cabeça, até encontrar a melhor composição. Alinhá-los não é uma regra, porém fica mais bonito.
Assim como os quadros muitos distantes um do outro são vagos e tenebrosos, tudo muito grudadinho  também não é legal. Obedecendo a regrinha de 8 a 10cm de distância fica bem melhor.
Quer enriquecer aquele quadrinho sem graça? Mande colocar o passe-portout, esse requadro valoriza o quadro, causando profundidade no trabalho.

Quando o desenho começa no primeiro quadro e termina no segundo, chamamos de díptico. Na imagem acima chamamos de tríptico, pois são três quadros. É fundamental manter a distância entre eles, caso contrário não existe razão de ser tríptico, seria um único quadro.

 A moldura é relevante no quadro, ela conversa com a arte. Caso o quadro seja mais clássico, a moldura deverá acompanhá-lo. A cor da moldura também acompanha a arte, nada de querer combinar com o sofá cor vinho, hein!?

Imagens: Reprodução
Há exceções na escolha dos pratos, caso a sala seja nobre, os pratos antigos ficam perfeitos. Mas, se o ambiente for rústico, pode-se usar pratos de cerâmica, que são mais descontraídos. O critério para dispor os pratos, é usar uma linha imaginária {retângulo, quadrado, círculo ou triângulo}.

Existem outros ornamentos que ficam bonitos na parede {peanha, moldura vazada com um pratinho de cerâmica dentro, cuzcos {pinturas sacras} com molduras bem rebuscadas. Usa-se muito quadros sobre prateleiras, que também fica charmosinho.

Na dúvida do que ter na parede, escolha a pintura óleo sobre tela, é elegante e vai muito bem em qualquer ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário